28/08/2017

Esquiva, Fobia e Timidez: Semelhanças e Diferenças

Escrevi um texto sobre Transtorno da Personalidade Esquiva (Evitativa) neste post: clique aqui.
Desta vez pretendo elencar as semelhanças e diferenças entre esquiva, fobia e timidez.

Definições

Transtorno da Personalidade Evitativa

É um Transtorno da Personalidade que não se explica pelos descritos no Eixo I do DSM como a Depressão, Ansiedade, Esquizofrenia, entre outras. Porém, pode ser comórbido.
De acordo com o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, 5º edição, 2014, p. 672) o Transtorno da Personalidade Evitativa é definido como "um padrão difuso de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos".

 Fobia

Fobia é um termo bastante amplo uma vez que existem diversos subtipos. A Fobia é definida como um Transtorno de Ansiedade e, dentre esses transtornos, estão: Fobia Social, Fobias Específicas (Aracnofobia, por exemplo), Mutismo Seletivo, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno de Ansiedade Social (ou Fobia Social) etc.
A fobia que mais nos interessa nessa postagem é a Fobia (ou Transtorno de Ansiedade) Social, que é a que mais se assemelha ao Transtorno da Personalidade Esquiva.
A Fobia Social se caracteriza pelo "medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Exemplos incluem interações sociais (p. ex., manter uma conversa, encontrar pessoas que não são familiares), ser observado (p. ex., comendo ou bebendo) e situações de desempenho diante de outros (p. ex., proferir palestras)" (DSM-5, p. 202).

Timidez 

O DSM-5 também fala da timidez, dentro do capítulo em que se discute a Fobia Social.
"A timidez (i.e., reticência social) é um traço de personalidade comum e não é por si só patológica. Em algumas sociedades, a timidez é até avaliada positivamente. Entretanto, quando existe um impacto adverso significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo, um diagnóstico de transtorno de ansiedade social deve ser considerado, e, quando são satisfeitos todos os critérios para transtorno de ansiedade social, o transtorno deve ser diagnosticado. Somente uma minoria (12%) dos indivíduos tímidos autoidentificados nos Estados Unidos tem sintomas que satisfazem os critérios diagnósticos para transtorno de ansiedade social." (DSM-5, 2014, p. 206)

Semelhanças 

  • Inibição social;
  • Sentimento de inadequação e;
  • Hipersensibilidade à avaliação negativa.

Diferenças

Apesar das semelhanças citadas acima, existem diferenças entre o Transtorno da Personalidade Esquiva, a Fobia Social e a Timidez.
Pode-se dizer, primeiramente, que a timidez seja um aspecto que está dentro da Fobia Social e o comportamento de Esquiva e que esses últimos seriam como a timidez levada ao extremo.
Já a diferença entre a Fobia Social e a Personalidade Evitativa é bastante tênue. Por isso, como já mencionado em outras postagens, reafirmo: o diagnóstico deve ser feito pelo médico psiquiatra, que tem condições de diferenciar cada transtorno.
Levando em consideração as descrições do DSM citadas acima, o Transtorno da Personalidade Esquiva é anterior à situação social. Ou seja, o sentimento de inadequação não deixa que a situação social aconteça.
Já a Fobia Social tem seus sintomas concomitantes à situação social, quando essas acontecem.

Psicólogo Fernando Parede
CRP 06 / 95263
Rua Itaqueri, 882, Mooca
Av. Dr. Gentil de Moura, 174, Ipiranga
(11) 2910-0697 / (11) 9.4011-9204

Imagem: Grátis do pixabay

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 992p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário